Contabilidade e Matemática para Negócios e Concursos

sábado, 4 de maio de 2019

Questão 11 - Exame de Suficiência CFC 2018.1 - Valor Recuperável

A NBC TG 01 trata da redução ao valor recuperável de ativos e assevera que ao avaliar se há alguma indicação de que um ativo possa ter sofrido desvalorização, a entidade deve considerar fontes externas e internas de informação. Nesse contexto, pode-se considerar uma fonte interna de avaliação:

A) Evidência disponível de obsolescência ou de dano físico de um ativo.

B) Valor contábil do patrimônio líquido da entidade maior do que o valor de suas ações no mercado.

C) Mudanças significativas com efeito adverso sobre a entidade que ocorreram durante o período, ou ocorrerão em futuro próximo, no ambiente tecnológico, de mercado, econômico ou legal, no qual a entidade opera ou no mercado para o qual o ativo é utilizado.

D) Taxas de juros de mercado ou outras taxas de mercado de retorno sobre investimentos que aumentaram durante o período, e esses aumentos provavelmente afetarão a taxa de desconto utilizada no cálculo do valor em uso de um ativo e diminuirão materialmente o valor recuperável do ativo.


Resolução:

Avaliando as 4 alternativas após uma leitura atenta, já poderíamos usar a lógica para acertar essa questão, quando se torna possível observar em cada alternativa, aquela em que seu enunciado apresenta situações que fogem ao controle da empresa, e situações que podem sim, serem solucionadas pela empresa, independentemente do ambiente externo.

Dessa forma, o que diz na alternativa A), cabe somente à empresa e sem interferência do ambiente externo, a identificação da situação descrita (certo).

Na alternativa B), o valor de mercado das ações de uma empresa não é precificado por ela mesma e sim, pelo mercado (errado)

Na alternativa C), mudanças no ambiente tecnológico, de mercado, econômico ou legal, no qual a entidade opera ou no mercado não pode ser controlado pela empresa, uma vez que isso se dar no ambiente externo (errado).

Na alternativa D), taxas de juros de mercado ou outras taxas de mercado de retorno sobre investimentos embora venham a impactar em seus ativos, a empresa não tem como evitar essa situação, devendo mesmo, apenas aplicar estratégias internamente que possam minimizar impactos negativos. (errado).

Para quem estudou essa norma, observou que seu item 12 mostra literalmente os enunciados trazidos na questão, mas como dito, até mesmo usando a lógica poderia acertar essa questão, observando aquela situação na qual a empresa tem o controle total, ou aquela situação na qual a empresa não pode controlar.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares