Contabilidade e Matemática para Negócios e Concursos

sábado, 11 de maio de 2019

Questão 15 - Exame de Suficiência CFC 2018.2 - Moeda Funcional

A NBC TG 02 detalha as definições de moeda funcional. Conforme previsto pelo NBC TG 02, a moeda funcional da entidade pode ser determinada por vários fatores. Todos os critérios a seguir podem ser utilizados como evidência para definir a moeda funcional, EXCETO:

A) A moeda que mais influencia os preços de venda de bens e serviços.
B) A moeda por meio da qual são originados recursos das atividades de financiamento.
C) A moeda na qual a flutuação cambial é a menor possível quando comparada ao dólar norte-americano.
D) A moeda por meio da qual os recursos gerados pelas atividades operacionais são usualmente acumulados.

Resolução:

Conforme a questão e suas alternativas, que se deve assinalar aquela em que contem um fator que não importa para a empresa no momento de definir a sua moeda funcional, caso não tenha lido essa norma em seus itens 9 e 10, o candidato pode ir avaliando uma a uma e observando aquela que menos importaria para a empresa, conforme seus resultados e suas transações, além é claro do ambiente econômico em que opera.

A) Os preços de venda influenciam na receita, que é o primeiro item de uma DRE e é esta o primeiro objetivo de uma empresa privada. Assim, a letra A) é um fator a considerar.

B) Quando a empresa se financia, seja lá de onde for, gera juros passivos e que podem muito afetar o resultado, devendo então ser um fator a ser considerado.

C) a flutuação cambial citada, não foi mencionada se é aquela do ambiente econômico em que a empresa opera e por esse motivo não se pode levar isso em consideração.

D) São nas atividades operacionais que a empresa mostra sua capacidade operacional de gerar caixa, havendo nessa fase muitos gastos com mão de obra e tantos outros insumos a serem utilizados na produção de bens e/ou serviços e que, a moeda influencia nesses custos e consequentemente no resultado.

Dessa forma, o único fator que pode ser ignorado quando da definição da moeda funcional é o descrito na alternativa D).

Alternativa D)
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares