Contabilidade e Matemática para Negócios e Concursos

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Questão 45 - Exame de Suficiência CFC 2018.1- Opinião do Auditor

A NBC TA 705 – Modificações na Opinião do Auditor Independente apresenta a determinação do tipo de modificação na opinião do auditor. Sobre este assunto, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) O auditor deve expressar uma opinião com ressalva quando, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, concluir que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis.

( ) O auditor deve se abster de expressar uma opinião quando, em circunstâncias extremamente raras envolvendo diversas incertezas, concluir que, independentemente de ter obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente sobre cada uma das incertezas, não é possível expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis devido à possível interação das incertezas e seu possível efeito cumulativo sobre essas demonstrações contábeis.

( ) O auditor deve expressar uma opinião adversa quando, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, concluir que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas nas demonstrações contábeis; ou não é possível para ele obter evidência apropriada e suficiente de auditoria para fundamentar sua opinião, mas ele conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis, se houver, poderiam ser relevantes, mas não generalizados.

A sequência está correta em

A) F, V, F.
B) V, F, V.
C) F, F, V.
D) V, V, F.

Solução:

Conforme a NBC TA 705 - Modificações na Opinião do Auditor Independente, temos 3 tipos de opiniões modificadas que são:  “Opinião com ressalva”, “Opinião adversa” e “Abstenção de opinião”.

A opinião modificada segundo essa norma deve ser apresentada quando o auditor:

(a) conclui, com base em evidência de auditoria obtida, que as demonstrações contábeis como um todo apresentam distorções relevantes; ou
(b) não consegue obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para concluir que as demonstrações contábeis como um todo não apresentam distorções relevantes.
 
Para a letra a) podemos ter dois tipos de opiniões:

- Opinião com ressalva, quando estas distorções individuais ou em conjunto, apesar de relevantes, não forem generalizadas, ou seja, afeta apenas parte e não todas as demonstrações contábeis;
- Opinião adversa, quando essas distorções relevantes forem também generalizadas.

Percebemos que para esses dois tipos de opiniões o enunciado é o mesmo, com a diferença de que na primeira, as distorções não são generalizadas, e na segunda, sim.

Para a letra b) temos:

Abstenção de Opinião, quando não foi sequer obtido evidência de auditoria que se pudesse verificar se havia distorções relevantes e fundamentar sua opinião.

A norma diz ainda que mesmo independentemente de ter obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, quando de diversas incertezas, não sendo possível expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis por causa dessas incertezas, o auditor deve se abster.

Análise das afirmativas:

Na primeira diz que foi obtido evidências de auditoria apropriada e suficiente, que as distorções são relevantes, dizendo no final que são generalizadas. Nesse caso, a opinião deveria ser ADVERSA, e não com RESSALVA (F).

Na segunda, têm-se o que foi explicado por último, dizendo que até foi obtido evidências de auditoria apropriada e suficiente. Mas, devido a interação com tantas incertezas, não é possível formar uma opinião, devendo abster-se (V).

Na terceira, temos duas situações, onde ele obtém evidência de auditoria apropriada e suficiente que lhe permite formar sua opinião acerca das distorções, e concluindo que essas são relevantes e generalizadas. Isso aponta para uma OPINIÃO ADVERSA. Até aí é verdade, mas a norma não diz que embora não se obtenha evidências de auditoria apropriada e suficiente, mas quando o auditor conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis, se houver, que ele deve emitir sua Opinião Adversa (F).

Sequência, F,V,F
Letra A).
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares