Contabilidade e Matemática para Negócios e Concursos

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Questão 37 - Exame de Suficiência CFC 2018.1 - Conceito de Ativo

Analise as asserções a seguir.

I. “Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade.”

PORQUE 

II. “Ao avaliar se um item se enquadra na definição de ativo, deve-se atentar para a sua essência subjacente e realidade econômica e não apenas para sua forma legal.”

Assinale a alternativa correta. 

A) As assertivas I e II são falsas.
B) As assertivas I e II são proposições excludentes.
C) A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
D) As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.

Resolução:

Para saber se a segunda asserção explica, exclui, completa, etc.. a primeira, temos que saber se a primeira é verdadeira ou falsa.

I) O conceito de ativo trazido na assertiva I está literalmente de acordo com seu real conceito, eliminando desde já a alternativa A).

II) Na segunda assertiva, o termo "subjacente" estaria ligado ao que se diz "essência sobre a forma", ou seja, deve-se também observar o que nem estar implícito, mas que se configura como tal pela maneira de como se comporta. Por exemplo: Pode ser que a empresa seja proprietária de um ativo mas não tenha seu controle. Enquanto pode ser que não seja proprietária mas tenha o controle, como no caso de Arrendamento Mercantil Financeiro.

Já a "realidade econômica", também deve ser verificada sua expectativa provável de geração de benefícios econômicos em prol da entidade, já que se não houver essa expectativa, então esse gasto seria considerado como despesa e não um ativo.

Portanto, ao avaliar a forma legal para enquadrar um elemento como ativo, deve-se também perceber a sua essência subjacente e realidade econômica.

Dessa forma as duas são verdadeiras e a segunda explica e complementa a primeira.

Alternativa D.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares