Contabilidade e Matemática para Negócios e Concursos

domingo, 6 de janeiro de 2019

Questão 36 - Exame de suficiência CFC 2018.1 - Características Qualitativas da Informação Contábil

As características qualitativas da informação contábil-financeira útil traduzem os tipos de informação requeridas e consideradas mais úteis pelos usuários (investidores, credores por empréstimos, governo, funcionários, entre outros), existentes ou em potencial, para tomada de decisões acerca da entidade analisada. Nesse contexto, para ser útil a informação contábil-financeira necessita ser relevante e representar fidedignamente o que se propõe a representar e a utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for comparável, verificável, tempestiva e compreensível. De acordo com essa breve contextualização, analise as afirmativas, referentes às características qualitativas da informação contábil útil, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade contábil-financeira retratada precisa ter três atributos. Ela tem que ser completa, neutra e livre de erro.
( ) Tempestividade é a característica qualitativa que permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles.
( ) A verificabilidade significa que diferentes observadores, cônscios e independentes, podem chegar a um consenso, embora não cheguem necessariamente a um completo acordo.
( ) Os custos decorrentes da informação devem exceder os benefícios de produzi-la. A sequência está correta em:

A) V, V, V, F.
B) V, V, V, V.
C) V, F, V, F.
D) V, F, V, V.

Solução:

A questão trata das Características Qualitativas da Informação Contábil útil aos usuários.

Item 1- Conforme CPC 00 - Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgaçãode Relatório Contábil-Financeiro, item QC12 "para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter três atributos. Ela tem que ser completa, neutra e livre de erro".

(V) Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade contábil-financeira retratada precisa ter três atributos. Ela tem que ser completa, neutra e livre de erro.

Item 2 - O que se afirma no item 2 são características de COMPARABILIDADE, sendo portanto, falso.

(F) Tempestividade é a característica qualitativa que permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles.

Item 3 - O que traz o item é o transcrito literalmente conforme o CPC 00 - Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, item QC26.

(V) A verificabilidade significa que diferentes observadores, cônscios e independentes, podem chegar a um consenso, embora não cheguem necessariamente a um completo acordo.

Item 4 - mesmo que o candidato não tivesse lembrando de todas as características qualitativas fundamentais e de melhoria, daria para dizer que essa afirmativa é falsa, uma vez que qualquer coisa que se faça dentro dos negócios, o benefício advindo deve, na pior das hipóteses, valer a apena, principalmente quando se tratar da informação contábil-financeira útil.

(F) Os custos decorrentes da informação devem exceder os benefícios de produzi-la. A sequência está correta em:

Alternativa C
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares