Contabilidade e Matemática para Negócios e Concursos

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Questão 26 - Exame de Suficiência CFC 2018.1 - Mensuração de Estoques

Um estoque é mantido em uma entidade pública com o objetivo de distribuição gratuita para a população carente. De acordo com a NBC TSP 04 – Estoque, este estoque deve ser mensurado pelo menor valor entre o custo e o: 

A) valor justo.
B) valor realizável líquido.
C) custo histórico corrigido.
D) custo corrente de reposição.

Solução:

A questão trata de mensuração de estoque no setor público.

No caso do setor público, há diferentes critérios de mensuração, conforme a maneira como os estoques foram adquiridos e/ou para que finalidade são mantidos.

Veja o que diz essa norma quanto a mensuração de estoques, do item 15 ao 17.

Mensuração de estoques

"15. Os estoques objeto desta norma devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor, exceto quando o disposto nos itens 16 ou 17, se aplicar.

16. Quando os estoques tiverem sido adquiridos por meio de transação sem contraprestação, o custo deve ser mensurado pelo seu valor justo na data do seu recebimento.

17. Estoques devem ser mensurados pelo menor valor entre o custo e o custo corrente de reposição quando são mantidos para:

(a) distribuição gratuita ou por valor irrisório;
(b) consumo no processo de produção de bens a serem distribuídos gratuitamente ou por valor irrisório."

Análise das alternativas

Alternativa A). A questão não menciona a forma como esse estoque foi adquirido, necessitando que o mesmo tivesse sido adquirido em transação sem a contraprestação, porém, não tendo sido mencionada essa informação, não se pode aplicar o item 16. (falsa).

Alternativa B). Não  pode ser essa alternativa porque o estoque está sendo mantido em uma entidade pública com o objetivo de distribuição gratuita, não podendo ser aplicado o item 15.(falsa).

Alternativa C). Não há na mensuração de estoque para o setor público, nessa norma, a previsão da mensuração pelo custo histórico corrigido. (falsa).

Alternativa D). Conforme a questão, o estoque está sendo mantido para distribuição gratuita, o que leva a sua mensuração a ser realizada pelo custo corrente de reposição. (verdadeiro)

Alternativa D
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares