Contabilidade e Matemática para Negócios e Concursos

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Questão 25 - Exame de Suficiência CFC 2018.1 - Características Qualitativas da Informação

De acordo com a NBC TSP Estrutura Conceitual – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público, as características qualitativas da informação incluída nos relatórios contábeis de propósito geral são atributos que tornam a informação útil para os usuários e dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil. Assinale a alternativa correta em relação a uma das características qualitativas da informação. 

A) A comparabilidade se refere à utilização dos mesmos princípios ou políticas contábeis e da mesma base de elaboração em diferentes períodos na entidade.

B) A tempestividade significa ter informação disponível para os usuários antes que ela perca a sua capacidade de ser útil para fins de prestação de contas e responsabilização e tomada de decisão.

C) A compreensibilidade implica que uma informação complexa e de difícil entendimento para usuários com conhecimento técnico e que conhecem as atividades da entidade deve ser excluída dos relatórios contábeis de propósito geral.

D) A informação é material se a sua omissão ou distorção puder influenciar o cumprimento do dever de prestação de contas e responsabilização, ou as decisões que os usuários tomam com base nos relatórios contábeis de propósito geral elaborados para aquele exercício.

Solução:

Conforme essa Norma, NBC TSP Estrutura Conceitual – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público, no Capítulo 3, encontramos todo o assunto englobando as Características Qualitativas da informação contábil.

Como a questão requer que seja assinalada a alternativa correta com relação às características qualitativas, mesmo quando o candidato não sabe exatamente a correta, pode também ir por exclusão, com base no conhecimento que ele tenha acerca das características qualitativas da informação contábil estudada em contabilidade geral.
 informação contábil.

Por exemplo, nas quatro alternativas, respectivamente, traz o que seria Comparabilidade, Tempestividade, Compreensibilidade e Materialidade. No entanto, na alternativa D) Materialidade, embora o que diz essa alternativa seja o correto conforme item 3.32 dessa norma, MATERIALIDADE não é uma característica qualitativa e sim, uma Restrição acerca da informação incluída nos RCPGs, sendo dessa forma, falsa, conforme o que pede a questão.

A) A comparabilidade - Essa característica, conforme o item 3.21 dessa norma, não menciona que deva utilizar dos mesmos princípios ou políticas contábeis e da mesma base de elaboração em diferentes períodos na entidade. O que ele diz de mais relevância para que se perceba essa característica, é que a informação deva possibilitar aos usuários, identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos. (Falsa)

B) A tempestividade - Essa característica diz respeito ao tempo hábil em que a informação estará disponível para o tomador de decisão. Por melhor que seja a informação, caso a mesma não possa ser utilizada a tempo por quem dela necessita, não irá servir para sesse determinado usuário e nesse determinado período. Mas na alternativa, o texto fala da informação como estando disponível em tempo hábil para o usuário. (Verdadeira)

C) A compreensibilidade - A informação não deixará de ser aceita pelo fato de o usuário ter ou não entendido algo nos relatórios. O que diz o item 3.17 é que a informação deve ser apresentada na linguagem simples e de maneira que sejam prontamente compreensível pelos usuários. Mas nesse caso sugere-se que o usuário tenha uma base de conhecimento acerca desses relatórios, e quando mesmo assim o usuário não tenha compreendido, isso não faz com que a informação seja excluída. (falsa)

Alternativa B
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares