Contabilidade e Matemática para Negócios e Concursos

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Questão 7 - Exame de Suficiência CFC 2018.1 - Ativo Biológico

Uma companhia tem como objeto social a produção e comercialização de cana-de-açúcar. Para tanto, consta em seu balanço patrimonial algumas lavouras de cana-de-açúcar registradas no grupo Ativos Biológicos. Em seu último exercício social, a companhia divulgou que aplicou, de maneira consistente, as seguintes políticas contábeis:

I. A cana colhida foi mensurada ao valor justo menos as despesas de venda no ponto da colheita e reconhecida nos Estoques de Produtos Agrícolas (Ativo Circulante).

II. Os estoques de adubos, fertilizantes e defensivos agrícolas foram avaliados pelo custo de aquisição, haja vista que o valor de custo é menor que o valor realizável líquido.

III. As lavouras de cana-de-açúcar foram mensuradas pelo valor justo, utilizando a abordagem de preços de mercado dessa commodity, deduzido das despesas com vendas e custos a incorrer, a partir da pré-colheita.

Considerando-se apenas as informações apresentadas, é correto afirmar que essa companhia atendeu ao que dispõe as normas NBC TG 29 (R2) – ATIVO BIOLÓGICO E PRODUTO AGRÍCOLA e NBC TG 16 (R2) – ESTOQUES no que consta em:

A) I, II e III.
B) I, apenas.
C) II, apenas.
D) I e III, apenas.

Solução:

A questão trata simplesmente de mensuração, seja ativo biológico e/ou de estoque.

Quanto ao item II, ESTOQUES, já bastante conhecido por quem estuda contabilidade, que para mensurá-lo, deve-se observar na data do balanço, qual dos dois valores é menor, entre o valor realizável líquido e o valor do custo de aquisição, como diz a norma trazida na questão, a NBC TG 16 (R2) que diz:

Mensuração de estoque

"9. Os estoques objeto desta Norma devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor".

Dessa forma, já sabemos que a alternativa tem que ter o item II, por ser verdadeiro, Já podendo eliminar as alternativas B) e D).

No item I, fala da mensuração do produto agrícola, sim, porque na verdade há o ATIVO BIOLÓGICO, que se trata de plantas e/ou animais vivos, item III, e há também o PRODUTO AGRÍCOLA, item I, que deriva do ativo biológico, ou seja, é produto agrícola após sua colheita, no caso de plantas, ou após ser abatido, no caso de animais.

O fato é que ambos são mensurados a valor justo, menos a despesa de venda, sendo tal mensuração para:

ATIVO BIOLÓGICO =>  "no momento do reconhecimento inicial e no final de cada período de competência, exceto para os casos descritos no item 30, em que o valor justo não pode ser mensurado de forma confiável"  (Item 12 - NBC TG 29 (R2))

PRODUTO AGRÍCOLA => "no momento da colheita. O valor assim atribuído representa o custo, no momento da aplicação da NBC TG 16 – Estoques, ou outra norma aplicável", (Item 13NBC TG 29 (R2))

Nessa questão, não há que se pensar no que diz item 30 dessa norma, haja vista a própria questão já demonstrar que há confiabilidade para a mensuração a valor justo. dessa forma os três estão corretos.

Alternativa A)




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares