Contabilidade e Matemática para Negócios e Concursos

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Questão 2 - Exame de Suficiência CFC 2018.1 - Diminuição de Passivo

A questão apresenta graficamente o Balanço Patrimonial do que seriam duas empresas, com dois momentos, havendo modificação nos quantitativos de Passivos e Patrimônios Líquidos.

2 - Observe a seguir as representações gráficas da situação patrimonial das empresas Alfa e Beta em dois momentos subsequentes.

Questão 2 - Exame de Suficiência CFC 2018.1 - Diminuição de Passivo

Considerando as modificações nos elementos básicos dos balanços patrimoniais representados anteriormente, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 

( ) No momento 2 a empresa Alfa reverteu um passivo contingente que estava anteriormente reconhecido no momento 1.
( ) No momento 2 a empresa Beta realizou uma operação de financiamento para aquisição de novos ativos.
( ) Ao contrário da empresa Alfa, a empresa Beta reduziu significativamente seu endividamento em relação ao Patrimônio Líquido. A sequência está correta em

A) V, V, F.
B) V, F, V.
C) F, V, F.
D) F, F, V.

Resolução:

A equação fundamental da contabilidade que representa bem o equilíbrio patrimonial é:

ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO

a) O item 1 diz que no momento 2, a empresa Alfa reverteu um passivo contingente que estava anteriormente reconhecido no momento 1.

Caso isso fosse verdade, o passivo não deveria ter aumentado, uma vez que essa reversão de passivos faria com que desaparecessem obrigações registradas, diminuindo o passivo e não aumentando (falsa)

b) no item 2, diz que no momento 2 a empresa Beta realizou uma operação de financiamento para aquisição de novos ativos.

A empresa não realizou esse financiamento como diz o item, haja vista que se tivesse contraído esse financiamento, o seu valor monetário teria sido registrado no PASSIVO (aumentando). No entanto, na representação gráfica da empresa Beta, no seu momento 2, o que se tem é uma diminuição do PASSIVO (falsa)

c) O item 3 diz que ao contrário da empresa Alfa, a empresa Beta reduziu significativamente seu endividamento em relação ao Patrimônio Líquido.

Observando a representação patrimonial da empresa BETA, percebe-se que no momento 2, o PL aumentou, em detrimento exatamente da diminuição de PASSIVO, e num total consideravelmente alto (verdadeiro).

A sequência está correta é F, F, V.  Alternativa D.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares