Contabilidade e Matemática para Negócios e Concursos

domingo, 10 de junho de 2018

Componentes Patrimoniais - Ativos e Passivos

Na formação do Patrimônio, seja de pessoa física ou jurídica, percebe-se na sua composição, os bens, direitos e obrigações, ou seja, para a contabilidade, os três devem figurar na formação do Patrimônio.

Componentes do Patrimônio

BENS

Os bens se dividem em:

Tangíveis – têm forma física e são palpáveis. Exemplos, móveis e utensílios.

Intangíveis – bens incorpóreos, aqueles que não são palpáveis. Exemplos: marcas e patentes.

Imóveis – vinculados ao solo, cuja retirada, não será possível sem que haja destruição ou danos. Exemplos: edifícios, construções árvores etc.

Móveis – aqueles que por si próprio ou por outras pessoas, podem ser removidos. Exemplos:: animais, máquinas, equipamentos, estoques de mercadorias etc.

DIREITOS

Os elementos a serem registrados como sendo DIREITOS, envolve aquilo que, por exemplo, uma empresa pode exigir de terceiros, em virtude de alguma transação, por exemplo:

Uma venda realizada com pagamento a prazo, pode ser que ficou acordado que esse pagamento seja através de duplicatas. Nesse caso, a empresa tendo entregue ao cliente o(s) produto(s) a mercadoria(s) ou serviço(s), vai emitir duplicatas que deverão ser aceitas pelo cliente, registando essas duplicatas numa conta chamada DUPLICATAS a RECEBER, no seu ativo.

OBRIGAÇÕES

Essas são contrárias ao que se viu em DIREITOS. O termo Obrigação se relaciona com o dever de realizar pagamentos ou entrega de serviços ou mercadorias, sendo nesse caso, quando, por exemplo, a empresa recebe adiantamentos (dinheiro) de clientes, devendo registrar em seu PASSIVO, uma obrigação para com esse cliente, ou seja, de entregar o que ele comprou ou contratou, etc...

Definição de Ativo e Passivo

ATIVO - Considera-se ativos, aqueles bens e direitos pertencentes a uma instituição econômica, os quais possam ser valorizados em termos monetários.

PASSIVO - representa aquelas obrigações que a entidade contraiu ao longo de suas operações, podendo terem sido por compras a prazo ou até mesmo por ter recebido pagamento adiantado em troca de uma entrega futura, seja de produtos, mercadorias e ou serviços.

Mais a frente veremos esses conceitos conforme as Resoluções do CFC e CPCs, mas, para início de aprendizado, vamos entender dessa forma.

No início do estudo da contabilidade, para que seja melhor entendido pelo estudante, a apresentação desses componentes patrimoniais ficam melhor apresentados com o Ativo (Bens e Direitos) do lado esquerdo, e o PASSIVO (Obrigações) do lado direito. Veja a figura a abaixo:



No próximo artigo, veremos a SITUAÇÃO LÍQUIDA ou PATRIMÔNIO LÍQUIDO – PL, como resultado da confrontação entre esse ativo e passivo.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares