Contabilidade e Matemática para Negócios e Concursos

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Questão 48 do Exame de Suficiência CFC 2017.2 - Termo de diligência

Essa questão requer que seja apontada dentre as 4 opções, aquela que está de acordo com o que diz a norma citada na questão, sendo dessa forma, a letra d), aquela que traz corretamente o conceito para termo de diligência.



(Questão 48 do Exame de Suficiência CFC 2017.2) Considerando-se o que estabelece a NBC TP 01 – PERÍCIA CONTÁBIL, é CORRETO afirmar que:

a) Em relação à execução da perícia contábil, o perito-assistente não pode, em nenhuma hipótese, manter contato com o advogado da parte que o contratou.

b) Os peritos não são obrigados a consignar as suas conclusões no final do laudo pericial contábil ou do parecer técnico-contábil, visto que em várias situações o laudo pode ser inconclusivo.

c) Quando se tratar de laudo pericial contábil, assinado em conjunto pelos peritos, a responsabilidade caberá apenas ao perito assistente.

d) Termo de diligência é o instrumento por meio do qual o perito solicita documentos, coisas, dados e informações necessárias à elaboração do laudo pericial contábil e do parecer técnico-contábil.

Termo de diligência
Resolução:

a) Sendo perito assistente, logo, ele foi contratado por uma das partes, essa mesma parte que também contratou esse advogado e, os dois trabalham em prol dos interesses da parte que os contratou, logo, quanto mais trocarem informações entre eles, melhor para ambos, sendo que não há em nenhum norma nada proibitivo quanto a isso. (falso)

b) Principalmente o perito contador é obrigado a consignar suas conclusões, até mesmo porque os peritos assistentes, que representam as partes, podem discordar de algo acerca das conclusões do perito contador. (falso)

C) Os peritos assistentes são responsáveis por seus pareceres, sendo esse laudo pericial, responsabilidade do perito contador, tendo sido para isso que ele foi nomeado pelo juiz.(falso)

d) Conforme a norma citada, NBC TP 01 – PERÍCIA CONTÁBIL, em seu item 49 que diz: “Termo de Diligência é o instrumento por meio do qual o perito solicita documentos, coisas, dados, bem como quaisquer informações necessárias à elaboração do laudo pericial contábil ou parecer pericial contábil”, a alternativa se apresenta totalmente em consonância. (verdadeiro)


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares