Contabilidade e Matemática para Negócios e Concursos

sábado, 27 de janeiro de 2018

Questão 47 do Exame de Suficiência CFC 2017.2 - Perícia Contábil


Essa é uma questão clássica de Perícia Contábil do Exame de Suficiência CFC, na qual apresenta três itens a serem analisados, acerca de laudo pericial contábil, procedimentos periciais contábeis e quanto ao profissional competente para realizar a perícia contábil.


47. De acordo com a NBC TP 01 – PERÍCIA CONTÁBIL, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

I. O laudo pericial contábil e o parecer técnico-contábil têm por limite o próprio objeto da perícia deferida ou contratada.

II. A perícia contábil é de competência exclusiva de contador em situação regular perante o Conselho Regional de Contabilidade de sua jurisdição.

III. Os procedimentos periciais contábeis visam a fundamentar o laudo pericial contábil e o parecer técnico-contábil e abrangem, total ou parcialmente, segundo a natureza e a complexidade da matéria, exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, mensuração, avaliação e certificação.

A sequência CORRETA é: 

Laudo Pericial e Procedimentos Periciais Contábeis
a) V, V, V.
b) V, F, F.
c) F, V, V.
d) F, F, F.

Resolução:

I) Essa norma em seu item 3 apresenta o que se afirma no item I) da questão. Também, poderíamos pensar o seguinte: em se tratando de perícia contábil, onde o laudo é o resultado dos trabalhos periciais, o mesmo deve realmente se limitar ao objeto da perícia deferida ou contratada, não podendo de forma alguma se desviar disso. (verdadeiro)

II) O item 4 da norma citada diz exatamente como está no item II) da questão. Em se tratando de perícia contábil, somente poderá fazê-la, o profissional com formação em Ciências Contábeis (contador) e com  o devido registro no seu Conselho Regional de Contabilidade. (verdadeiro)

III) Os procedimentos periciais contábeis, exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, mensuração, avaliação e certificação realmente visam a fundamentar o laudo pericial contábil e o parecer técnico-contábil, até porque, é através do uso desses procedimentos que o perito conseguirá elementos de prova que irá constar no seu Laudo, elementos estes, necessários a subsidiar a justa solução do litígio ou constatação de fato. (verdadeiro)

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares