Contabilidade e Matemática para Negócios e Concursos

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Questão 27 do Exame de Suficiência CFC 2017.2 - Grupo de Informações por Natureza



27. A fim de garantir a integridade dos procedimentos contábeis, assim como a qualidade, consistência e transparência das informações geradas pela Contabilidade Pública, o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP dispõe sobre regras de integridade relativas ao Plano de Contas Aplicado ao Setor Público – PCASP.

Uma das regras de integridade refere-se aos Lançamentos Contábeis, sendo que o MCASP destaca que o registro contábil deve ser feito pelo método das partidas dobradas e os lançamentos devem debitar e creditar contas que apresentem a mesma natureza de informação.

O PCASP está dividido em oito classes, a saber: 1 – Ativo; 2 – Passivo; 3 – Variações Patrimoniais Diminutivas; 4 – Variações Patrimoniais Aumentativas; 5 – Controle e Aprovação do Planejamento e Orçamento; 6 – Controle e Execução do Planejamento e Orçamento; 7 – Controles Devedores e 8 – Controles Credores.

Considerando-se o que estabelece o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público sobre as regras de integridade do PCASP, assinale a afirmativa CORRETA em relação aos lançamentos contábeis.

a) Lançamentos de natureza orçamentária debitam e creditam contas das classes 5 e 6, apenas.
b) Lançamentos de natureza orçamentária debitam e creditam contas das classes 7 e 8, apenas.
c) Lançamentos de natureza patrimonial debitam e creditam contas das classes 1, 2 e 7, apenas.
d) Lançamentos de natureza patrimonial debitam e creditam contas das classes 1, 2 e 5, apenas. 
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares