Contabilidade e Matemática para Negócios e Concursos

terça-feira, 11 de abril de 2017

Questão 47 - Exame de Suficiência CFC 2017.1

De acordo com a NBC TP 01 - PERÍCIA CONTÁBIL, no que tange ao trabalho pericial, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

         I. O planejamento da perícia é a etapa do trabalho pericial que antecede as diligências, pesquisas, cálculos e respostas aos quesitos, na qual o perito do juízo estabelece a metodologia dos procedimentos periciais a serem aplicados, elaborando-o a partir do conhecimento do objeto da perícia.

         II. O laudo pericial contábil e o parecer técnico-contábil são documentos escritos, nos quais os peritos devem registrar, de forma abrangente, o conteúdo da perícia e particularizar os aspectos e as minudências que envolvam o seu objeto e as buscas de elementos de prova necessários para a conclusão do seu trabalho.

         III. Indagação é o instrumento por meio do qual o perito solicita documentos, coisas, dados e informações necessárias à elaboração do laudo pericial contábil e do parecer técnico-contábil.

A sequência CORRETA é:

a) V, V, F.
b) V, F, V.
c) F, V, F.
d) F. F, V.

Resolução:

De acordo com essa norma, sobre a etapa de Planejamento, o item 30 diz:

"O planejamento da perícia é a etapa do trabalho pericial que antecede as diligências, pesquisas, cálculos e respostas aos quesitos, na qual o perito do juízo estabelece a metodologia dos procedimentos periciais a serem aplicados, elaborando-o a partir do conhecimento do objeto da perícia".

Quando um Perito é solicitado ou nomeado para realizar um trabalho de perícia, é porque se necessita chegar a um ponto específico, técnico..., e não em um ponto qualquer, pois se assim fosse, não necessitaria de um perito.

Para realizar as tarefas citadas no item 30, de forma organizada, é necessário um planejamento, funcionando como uma espécie de mapa, contendo essas tarefas a serem realizadas e também a ordem em que serão realizadas.

Isso torna o item "I" da questão, verdadeiro.

O item 48 diz: dessa norma diz:

"O laudo pericial contábil e o parecer técnico-contábil são documentos escritos, nos quais os peritos devem registrar, de forma abrangente, o conteúdo da perícia e particularizar os aspectos e as minudências que envolvam o seu objeto e as buscas de elementos de prova necessários para a conclusão do seu trabalho".

Manoel Oliveira - Contabilidade e Matemática para Negócios e Concursos
O laudo pericial contábil deve ser elaborado pelo perito contador, nomeado pelo juiz, sendo o parecer técnico-contábil, de responsabilidade dos peritos-assistentes, contratado pelas partes.

O item "II" da questão é verdadeiro.

No item "III" da questão, o que se diz de indagação, na verdade, é referente à Termo de diligência (item 41).

Indagação seria um dos procedimentos de Auditoria e tendo seu conceito como:

"busca de informações mediante entrevista com conhecedores do objeto ou de fato relacionado à perícia" (item 19).

Ou seja, INDAGAÇÃO é o ato pericial através do qual, tenta-se extrair informações, pelo depoimento pessoal de quem tem informação de atos e fatos relacionados à matéria, .

Item "III" é falso.

Sequência a ser assinalada:

V, V, F. Alternativa a).

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares