Contabilidade e Matemática para Negócios e Concursos

domingo, 9 de abril de 2017

Questão 45 - Exame de Suficiência CFC 2017.1

De acordo com a NBC TA 530 - AMOSTRAGEM EM AUDITORIA, em relação ao efeito de alguns fatores no tamanho da amostra para testes de detalhes, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.


  1. Quanto mais o auditor confia em outros procedimentos substantivos para reduzir a um nível aceitável o risco de detecção relacionado com uma população em particular, mais segurança o auditor precisa da amostragem e, portanto, maior deve ser o tamanho da amostra.
  2. Quanto maior for o valor da distorção que o auditor espera encontrar na população, maior deve ser o tamanho da amostra para se fazer uma estimativa razoável do valor real de distorção na população.
  3. Quanto menor for a distorção tolerável, maior precisa ser o tamanho da amostra.


A sequência CORRETA é:

a) F, F, F.
b) F, V, V.
c) V, F, F.
d) V, V, V.

Resolução:

Manoel Oliveira - Contabilidade e Matemática para Negócios e Concursos
Essa questão poderia ter sido resolvida até mesmo com base no que se aprendeu em Estatística, já que aqui, a questão do tamanho da amostragem, sendo que, normalmente, conforme características de uma população, o tamanho da amostra será inversamente proporcional ao grau do risco.

Mas, vejamos a norma NBC TA 530 - AMOSTRAGEM EM AUDITORIA:

"Risco de amostragem é o risco de que a conclusão do auditor, com base em amostra, pudesse ser diferente se toda a população fosse sujeita ao mesmo procedimento de auditoria". (item 5)

"O nível de risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar afeta o tamanho da amostra exigido. Quanto menor o risco que o auditor está disposto a aceitar, maior deve ser o tamanho da amostra". (item A10).

Quanto aos itens da questão:

Item I
Se o auditor aplica esses outros procedimento e nos quais ele confia que assim haverá uma redução no nível aceitável do risco de detecção, então, ele pode trabalhar até mesmo com menos segurança em relação à amostral e, de igual modo, o tamanho dessa amostra também pode ser menor.

O item I dizia que precisava de maior confiança na amostra e também que ela fosse maior. (falso)

Item II
Sendo a distorção maior e, precisando diminuir o risco quando da sua conclusão, então, ele precisa aumentar o tamanho dessa amostra para que melhor possa representar a população.

Não se pode confundir maior distorção como sendo maior risco. O risco citado, é aquele que o auditor poderia se deparar ao concluir com base em amostra, quando o resultado a que chegou, pudesse ser diferente se toda a população fosse sujeita ao mesmo procedimento. Então, ele quer diminuir esse risco e, para isso, deve aumentar o tamanho da amostra. (verdadeiro)

Item III
Ao determinar a distorção tolerável, implica também no tamanho da amostra, ou seja, para que essa distorção tolerável seja cada vez menor, diminuindo o risco quando da sua conclusão, necessita-se trabalhar com uma amostra maior(verdadeiro)


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares