Contabilidade e Matemática para Negócios e Concursos

sábado, 8 de abril de 2017

Questão 44 - Exame de Suficiência CFC 2017.1

Uma Sociedade Empresária que atua no ramo de construção civil está construindo um prédio onde será instalada uma de suas filiais.

Para essa construção, a Sociedade Empresária está utilizando materiais provenientes de seu estoque, bem como usando a mão de obra de seus empregados.

Considerando-se o estabelecido nas Normas Brasileiras de Contabilidade, os gastos com a construção do referido prédio deverão ser reconhecidos em uma conta de:

a) Estoque.
b) Imobilizado.
c) Intangível.
d) Investimentos.
Resolução:

a) Considera-se Estoque os ativos que são:

Mantidos para venda no curso normal dos negócios; em processo de produção para venda; ou na forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos ou transformados no processo de produção ou na prestação de serviços (NBC TG 16 (R1) - ESTOQUES).

A alternativa a) é falsa

b) Considera-se Imobilizado os ativos:

NBC TG 27 (R2) - ATIVO IMOBILIZADO item 6:

"Ativo imobilizado é o item tangível que:

(a) é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos; e

(b) se espera utilizar por mais de um período.

Correspondem aos direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da entidade ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram a ela os benefícios, os riscos e o controle desses bens".

Essa alternativa, conforme se entende dos requisitos para ser registrados no imobilizado, como, por exemplo, estar pronto para uso, contrariando o que diz a questão, quando diz que ainda está em construção, faria com que essa alternativa fosse falsa. Porém, vamos continuar observando as demais alternativas.

c) Considera-se Intangível (NBC TG 04 (R2) – ATIVO INTANGÍVEL):

Ativo intangível é um ativo não monetário identificável sem substância física.

A alternativa c) é falsa

d) Investimentos:


"As propriedades para investimento são mantidas para obter rendas ou para valorização do capital ou para ambas, e por isso classificadas no subgrupo Investimentos, dentro do Ativo Não Circulante. Por isso, uma propriedade para investimento gera fluxos de caixa altamente independentes dos outros ativos mantidos pela entidade. Isso distingue as propriedades para investimento de propriedades ocupadas pelos proprietários. A produção ou fornecimento de bens ou serviços (ou o uso de propriedades para finalidades administrativas) gera fluxos de caixa que são atribuíveis não apenas às propriedades, mas também a outros ativos usados no processo de produção ou de fornecimento. A NBC TG 27 – Ativo Imobilizado aplica-se a propriedades ocupadas pelos proprietários" (item 7).

Esse item indica que aquilo descrito por essa questão deve ser tratado pela NBC TG 27 - ATIVO IMOBILIZADO.

A alternativa d) se torna falsa segundo esse entendimento, ou seja, pelo fato de ter que ser observado para esse fato, não a NBC TG 28, mas a NBC TG 27.

Nesse caso, ainda que esse prédio em construção não esteja pronto para uso, ao seguirmos a NBC TG 27 - ATIVO IMOBILIZADO, para tratar do assunto, então, a alternativa "B" passa a ser a que deve ser assinalada, conforme a questão.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares