Contabilidade e Matemática para Negócios e Concursos

domingo, 2 de abril de 2017

Questão 26 - Exame de Suficiência CFC 2017.1

A Lei nº 4.320/1964, em seu art. 105, dispõe que, no Balanço Patrimonial, o Passivo é classificado em Passivo Financeiro e Passivo Permanente.

Considerando-se essa informação, é correto afirmar que:

a) o Passivo Financeiro compreenderá as dívidas fundadas e outros pagamentos que independem de autorização orçamentária.
b) o Passivo Permanente compreenderá as dívidas flutuantes e outros pagamentos que dependam de autorização orçamentária.
c) o Passivo Financeiro compreenderá as dívidas fundadas e outras que dependam de autorização legislativa para amortização ou resgate.
d) o Passivo Permanente compreenderá as dívidas flutuantes e outros pagamentos que independam de autorização legislativa para amortização ou resgate.

Resolução:

A base legal para resolver essa questão, o art. 105 da Lei nº 4.320/1964 diz que, o Balanço Patrimonial demonstrará:

I - O Ativo Financeiro;
II - O Ativo Permanente;
III - O Passivo Financeiro;
IV - O Passivo Permanente;
V - O Saldo Patrimonial;
VI - As Contas de Compensação.

§ 1º O Ativo Financeiro compreenderá os créditos e valores realizáveis independentemente de autorização orçamentária e os valores numerários.

§ 2º O Ativo Permanente compreenderá os bens, créditos e valores, cuja mobilização ou alienação dependa de autorização legislativa.

§ 3º O Passivo Financeiro compreenderá as dívidas fundadas e outras pagamento independa de autorização orçamentária.

§ 4º O Passivo Permanente compreenderá as dívidas fundadas e outras que dependam de autorização legislativa para amortização ou resgate.

§ 5º Nas contas de compensação serão registrados os bens, valores, obrigações e situações não compreendidas nos parágrafos anteriores e que, imediata ou indiretamente, possam vir a afetar o patrimônio.

Pelo CPC esses grupos correspondem ao Passivo Circulante e Passivo Não Circulante.

Divida Fundada
Dívidas contraídas em função de desequilíbrio orçamentário ou financiamento de obras e serviços públicos, podendo ser a sua exigibilidade, superior a 12 meses.

Dívida Flutuante
São dívidas a curto prazo também conhecida como débito de tesouraria.

Manoel Oliveira - Contabilidade e Matemática para Negócios e Concursos
Poderia ser que nessa alternativa a), viesse o termo FLUTUANTES, ao invés de FUNDADAS. Mesmo assim, continuaria sendo a resposta certa.

Erros nas demais questões:

b) O termo FLUTUANTES (curto prazo) no Passivo Permanente.
c) No Passivo Financeiro compreenderá as dívidas fundadas e outras que dependam (independam) de autorização legislativa para amortização ou resgate.
d) O termo FLUTUANTES (curto prazo) no Passivo Permanente.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares