Contabilidade e Matemática para Negócios e Concursos

terça-feira, 28 de março de 2017

Questão 7 – Exame de Suficiência CFC 2017.1-Contas patrimoniais de natureza credora

(Questão 7 – Exame de Suficiência CFC 2017.1) Assinale a opção que apresenta apenas contas patrimoniais de natureza credora.

a) Adiantamento a Empregados, Capital Subscrito, Fornecedores, Receita de Vendas.
b) Capital a Integralizar, Empréstimos a pagar, IPI a Recuperar, Reservas para Contingências.
c) Adiantamento de Clientes, Depreciação Acumulada, ICMS a Recolher, Salários a Pagar.d) Custos de Transação a apropriar, Duplicatas Descontadas, Receitas de Serviços, Reservas de Lucros a Realizar.

Resolução:

Alternativa a) falsa

Adiantamento a Empregados => é um adiantamento que a empresa fez, adquirindo um direito, sendo portanto, uma conta do ativo e com natureza devedora, de acordo com a ótica da empresa.

Alternativa b) falsa

Capital a Integralizar => Embora seja uma conta dentro do Patrimônio Líquido, tem natureza Devedora, reduzindo o Capital Subscrito.

IPI a Recuperar => também tem natureza devedora. Pertencente ao Ativos, recebe a débito os créditos recuperáveis de IPI.

Alternativa c) verdadeira
Mecanismo de Débito e CréditoAdiantamento de Clientes => se o cliente entregou um dinheiro adiantado para a empresa, quer dizer que a empresa assumiu um compromisso (passivo). Registro a crédito no passivo.

Depreciação Acumulada => é diferente de despesa com depreciação, que vai ao resultado como débito. Nesse caso aqui, essa Depreciação Acumulada é aquela que se refere à acumulação de depreciação de um imobilizado, no ativo não circulante, reduzindo o valor desse imobilizado. Essa redução se dar por essa conta ter natureza credora, dentro do ativo.

ICMS a Recolher =>Sempre que se diz uma conta qualquer a Recolher, ela é de natureza credora, contrária à Recuperar.

Salários a Pagar => Nessa conta são registrados os salários de empregados que prestam serviços para empresa e, a empresa tem essa obrigação, no passivo circulante.

Alternativa d) falsa
Custos de Transação a apropriar => Natureza devedora, reduzindo a conta a que se refere, sendo apropriada somente quando incorrer.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares