Contabilidade e Matemática para Negócios e Concursos

terça-feira, 28 de março de 2017

Questão 6 – Exame de Suficiência CFC 2017.1-Divulgação em Notas Explicativas

A questão fala sobre Nota Explicativa trazendo nas alternativas algumas informações e em seguida, querendo que seja assinalada aquela que está de acordo com o CPC 26 – APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, quanto ao tipo de informação a ser divulgada por esse instrumento.

(Questão 6 – Exame de Suficiência CFC 2017.1) Em relação ao conteúdo obrigatório das Notas Explicativas, conforme estabelecido nas Normas Brasileiras de Contabilidade, é correto afirmar que:

a) a divulgação em nota explicativa é suficiente para a correção de erro material com efeito claramente definido, ocorrido na mensuração de um ativo no exercício anterior.

b) as notas explicativas devem ser apresentadas de forma sistemática e devem apresentar o conteúdo do parecer de auditores independentes.

c) uma Sociedade Empresária que revende mercadorias deve divulgar nas Notas Explicativas a relação das mercadorias negociadas pela empresa.

d) uma Sociedade Empresária que revende mercadorias deve explicar nas Notas Explicativas as políticas contábeis adotadas na mensuração dos estoques.

Resolução:

a) Havendo erro material em exercício anterior, é impossível de ser corrigido quando apenas constando em Notas Explicativas e sim, procedendo a correção nos registros. (falsa)

b) O que deve constar nas Notas Explicativas não diz respeito em nada ao que venha a ser divulgado pelo auditor interno e sim, o que tem no item 112 do CPC 26 - APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, nas letras:

  • (a) apresentar informação acerca da base para a elaboração das demonstrações contábeis e das políticas contábeis específicas utilizadas, de acordo com os itens 117 a 124;
  • (b) divulgar a informação requerida pelos Pronunciamentos Técnicos, Orientações e Interpretações do CPC que não tenha sido apresentada nas demonstrações contábeis; e
  • (c) prover informação adicional que não tenha sido apresentada nas demonstrações contábeis, mas que seja relevante para sua compreensão.

Qualquer documento de auditor independente será alheio ao que deve ser divulgado nas Notas Explicativas (falsa)

c) Não existe essa obrigação até porque, fugiria dos objetivos que das Notas Explicativas, conforme citados na letra acima. Divulgar relação de mercadorias negociadas não faz parte do que dizem os Pronunciamentos Técnicos, Orientações e Interpretações do CPC quanto ao que deve ser divulgado em Notas Explicativas, e sim, tal informação está mais para uso do controle interno ou fins gerenciais. (falsa)

d) Essa sim, é uma informação que deve ser divulgada nas Notas Explicativas, pois complementa ou explica os valores monetários dos estoques. Tal informação, sobre a base de mensuração, não aparece no Balanço Patrimonial e, a Nota Explicativa traz essa informação como complementação acerca dos estoques. (verdadeira)


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares