Contabilidade e Matemática para Negócios e Concursos

sábado, 10 de dezembro de 2016

Classificação de Custos Variáveis e Custos Fixos - Questão do Exame de Suficiência CFC 2016.1

Classificação de Custos Variáveis e Custos Fixos - Questão do Exame de Suficiência CFC 2016.1.

Logo abaixo das opções foi comentado sobre cada item apresentado como custos e porquê, de ser variável ou fixo.


24. Em relação à apuração dos custos por produto, considerando-se uma determinada capacidade instalada, classifique os custos a seguir como fixos ou variáveis e, em seguida, assinale a opção CORRETA. 

I. Custo com material de embalagem componente do produto.
II. Custo com depreciação das máquinas, apurada pelo Método
Linear.
III. Custo com salário e encargos do supervisor da produção, a quem estão subordinadas as equipes responsáveis pela fabricação de três tipos de produto, todos produzidos no período.

A sequência CORRETA é:

a) Fixo, Fixo, Variável.
b) Fixo, Variável, Variável.
c) Variável, Fixo, Fixo.
d) Variável, Variável, Fixo.

Resolução:

Contabilidade e Matemática para Negócios e Concursos
Definindo Custos Variáveis e também Custos Fixos:

Custos Fixos => São aqueles que não se alteram conforme aumente ou diminua a quantidade produzida, dentro de uma determinada capacidade produtiva.

Custos Variáveis => São aqueles que aumentam ou diminuem conforme aumente ou diminua a quantidade produzidas de um produto, ou seja, o custo variável guarda relação com a variação do volume produzido.

Análise dos itens:

I - Diz no item "I" que o material de embalagem compõe ao produto. Então, por exemplo, ao produzir um produto, necessitaria de 1 embalagem; se produzisse 2 produtos, necessitaria de 2 embalagens e assim por diante. (Custo Variável);

II - Ao falar no problema que deve ser considerada a capacidade instalada, logo, não é qualquer capacidade. Deve ser desde a produção de zero unidade até àquela capacidade determinada para o período. Então, não havendo extrapolação da capacidade instalada, tanto faz produzir 1 unidade como a capacidade total instalada, sempre será depreciada pelo valor determinado pela vida útil detectada da máquina, ou seja, essa depreciação independe das quantidades produzidas no período e por isso, não acompanha a variação dessa produção. (Custo Fixo).

III - Diz que são produzidos 3 tipos de produtos e que todas as equipes estão subordinadas a esse mesmo supervisor. Esse supervisor tem salário fixo e, qualquer que seja a variação no número de unidades produzidas de qualquer dos 3 produtos, não afetará para mais e nem para menos o salário do supervisor. (Custo Fixo).

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares