Contabilidade e Matemática para Negócios e Concursos

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Moda ou valor modal

Uma medida de tendência central ou posição de um conjunto de dados é aquilo que mostra o valor em torno do qual se agrupam as observações. Apresenta-se de três maneiras, média aritmética, mediana e moda.

Temos que organizar, ou seja, colocar os dados em forma de ROL para poder verificar o valor da moda de uma série de observações. Será a moda aquele número que aparece com mais frequência.

Moda


Veja os exemplos: 
  • Unimodal: 1; 3; 3 ;3; 3; 5; 7; 9; 12. (Temos apenas um número que se repete, aparecendo com mais frequência, que é o 3);
  • Bimodal: 3; 3; 3; 3; 5; 5; 5; 5. (Aqui teríamos o 3 e o 5 aparecendo com mesmo número de frequência, então seriam os valores modais);
  • Amodal: 1; 2; 3; 4; 5; 6; 7; 8; 10; 12. (Nesse caso, não teríamos um valor modal aqui).
Vamos ver um exemplo de como identificar a moda. Observe o gráfico para o primeiro quadro de notas e também o gráfico para o segundo quadro de notas.

Distribuição Unimodal      Distribuição Bimodal
Ou seja, no primeiro, apenas a nota 7 aparece com mais frequência. Já no segundo, tanto o 4 como o 7 são as notas que mais se repetem.


Moda ou valor modal

MODA com intervalo de classes


Olhando para os dados abaixo, percebemos que na coluna de frequência simples, temos o 8 como aquela que mais se repete. Porém, por ser com intervalo de classe, devemos então, trabalhar seu intervalo como mostrado na fórmula abaixo.

Moda ou valor modal

l* é o limite inferior da classe modal;
L* é o limite superior da classe modal. 
Dessa forma, podemos dizer que a moda é 164.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares