Contabilidade e Matemática para Negócios e Concursos

domingo, 22 de maio de 2016

Objetivo das Organizações - Teoria Stackeholders x Shareholders

Nesse artigo além de mostrar um pouco sobre o principal objetivo das organizações, será abordado também as áreas de Finanças corporativas, funções do administrador financeiro e o conflito entre as teorias dos Shareholders e Stackholders.

Objetivo das organizações


Nessa abordagem em curso devo ressaltar que estou a falar do objetivo das organizações com fins lucrativos.

Assim, o administrador se depara com uma pergunta direta e que precisa de resposta. Ao se perguntar qual o objetivo das organizações que visa a lucratividade? O administrador Financeiro precisa dessa ou dessas respostas para que possa traçar metas a fim de alcançar os objetivos contidos na resposta.

De acordo com Silveira, Yoshinaga e Borba (2005), três dimensões principais na escolha da função-objetivo da organização devem ser observadas:

  1. Sociedade: qual função-objetivo gera maior bem-estar para a sociedade?
  2. Empresa: qual função-objetivo torna a empresa mais eficiente e produtiva?
  3. Profissional: qual função-objetivo especifica de forma clara como os executivos e conselheiros devem tomar decisões e serem avaliados?
Para ter a resposta talvez sejamos submetidos ao pensamento matemático do denominador comum, ou seja, algo que se referissem às três questões e talvez o que se tenha seja no máximo uma resposta por aproximação e vamos ver o porquê.

Stakeholders  X Shareholders

Objetivo das Organizações


De acordo com a Literatura Acadêmica essas teorias diz o seguinte:

Stakeholders => Teoria do equilíbrio. Equilíbrio porque diz respeito ao interesse de todos aqueles (proprietários, credores, funcionários, fornecedores, clientes, Estado, etc...) afetados pela Companhia.

Essa teoria diz que aquilo que a organização venha a realizar com base em decisões tomadas anteriormente, deve satisfazer aos interesses de todos esses envolvidos, trazendo de certa forma um equilíbrio no "jogo de interesses".

Da forma como é colocado esse pensamento, parece não haver uma prioridade no atendimento de interesses, ou seja, que não precisaria ver um interessado  sendo atendido em detrimento de outro.

Mas, essa teoria pode apresentar conflitos de interesse, por exemplo, os trabalhadores poderiam querer que a empresa pagasse algum tipo de premiação ou aumento de salários ou que fornecedores gostaria de receber mais pelos seus fornecimentos, mas, tudo isso poderia ser contrário aos interesses de acionistas, que veriam um resultado menor ao final de um período ou exercício.

Shareholders => Teoria desenvolvida a partir das teorias econômica e financeira, é chamada de teoria da maximização da riqueza dos acionistas.

Para essa maximização da riqueza dos acionistas, logo se percebe que ao contrário da primeira, esta tem como objetivo única essa riqueza patrimonial.

Considerando as dimensões sociedade, empresa e profissional, parece ser o objetivo das organizações (maximização da riqueza dos acionistas), aquela teoria que melhor representa na prática o que acontece.

Isso porque, ao imaginarmos por exemplo, que uma organização ao ter problema em relação à continuidade, ou seja, em caso de falência, deve-se observar uma hierarquia de recebimentos, onde, os primeiros a receber seriam os empregados (incluindo-se quaisquer causas trabalhistas)em seguida os tributos, bancos, etc., ficando por último, aqueles Stakeholders proprietários por último. Ao ficar por último, subtende-se que são os mais expostos ao risco.

Entendendo que, para se chegar à maximização da riqueza, antes será preciso honrar com seus compromissos, não tendo como contabilizar lucro se ainda falta contas a serem pagas referente àquela competência, então, se uma organização, para chegar à sua maximização de riqueza necessita passar por essa sequência de pagamentos ou outros tipos de responsabilidades, pode-se dizer que essa é a função-objetivo que melhor atende aos interesses de todos e ainda considerando a maior exposição ao risco dos Stackehoders proprietários que são os Shareholders.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares