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segunda-feira, 23 de maio de 2016

Teoria da agência

Teoria da agência são os choques de interesses percebidos entre os proprietários e os administradores das organização, especialmente aquelas com fins lucrativos.

Teoria da agência (TA)


O que é Administração Financeira?

Ramo privativo à Administração, é a disciplina responsável por lidar com assuntos relacionados à administração das finanças das organizações.

O gestor através dessa atividade procurará respostas para:

  • Quais investimentos de longo prazo devem ser feitos?
  • Onde buscar o financiamento de longo prazo para pagar os investimentos a que se pretende?
  • Como gerenciar as atividades financeiras diárias?
A Administração Financeira tem como principal objetivo elevar o valor de mercado da empresa, maximizando a riqueza dos sócios/acionistas, otimizando os ativos e minimizando os passivos financeiros.

Três atividades básicas do Administrador Financeiro:
  1. Análise e planejamento financeiro;
  2. Decidir sobre quais investimentos fazer;
  3. Decidir sobre os financiamentos a contrair.
Primeiro é preciso ter acesso aos relatórios financeiros e, nesse caso, mais precisamente do Balanço Patrimonial. Assim, ele poderá observar como a empresa anda em relação a capacidade de solvência, composição de seu capital, endividamento, etc.

Com isso, ele poderá avaliar o que pode ser feito ou o que deve ser feito, por exemplo: se necessita de um financiamento de capital de giro ou se tem capital ocioso necessitando de fazer investimento para que o mesmo possa trazer retornos para a empresa.

Supondo que tenha capital para investir, ele deve seguir 4 etapas básicas, quais sejam:
  1. Identificação da oportunidade ou necessidade de investimento;
  2. Busca de alternativa de investimento;
  3. Análise de investimento;
  4. Seleção de investimento.
Mas, para se saber qual o investimento seria melhor para a empresa, durante a etapa da análise, técnicas já conhecidas são utilizadas. São elas:

  • prazo de retorno do investimento (Payback);
  • taxa interna de retorno;
  • Valor Presente Líquido.

Teoria da agência - objetivo das empresas - ciclo-operacional
Essa maximização da riqueza, para o administrador, não é a única preocupação. Ele deve estar atento à solvência da empresa, ou seja, com a sua capacidade de honrar compromissos não somente no longo, mas no curto prazo, sendo que, pra isso, muitas vezes tem que abrir mão de uma rentabilidade maior, já que os recursos aplicados em um prazo menor tendem a ter uma rentabilidade menor, mas, como precisa desses recursos para capital de giro, acaba incorrendo nessa aplicação com menor tempo para resgate.

Outra situação seria suas vendas, quando o cliente poderia ter pago um pouco mais se o prazo para ele fosse maior.

Mas uma empresa também tem que estar atenta ao seu ciclo financeiro, que é a diferença entre os pagamentos realizados e seus recebimentos. Aliás, não somente ao ciclo financeiro, mas a todo ciclo operacional que vai desde a compra de estoque=>vendas=>Pagamentos=>Recebimentos.

Planejamento financeiro X Estratégia Empresarial

Teoria da Agência
A estratégia empresarial, através dos seus proprietários geralmente optam pela maximização do lucro, sem considerar os riscos como deveria, desde que à proporção que se aumente tais riscos, aumente também o lucro.

Acontece que, para quem faz o planejamento financeiro, desprezar o impacto que os riscos possam causar não é de bom tom, por exemplo:

Caso o administrador financeiro acatasse essa visão de aumento de lucro da estratégia empresarial e passasse a evitar gastar com ativos imobilizados à disposição da empresa para suas operações, até poderia ser percebido um lucro maior dentro de um exercício social, mas, que poderia ser muito negativamente para exercícios futuros.

Acontece que a administração financeira preocupada com a solvência da empresa, tanto no momento atual como em momentos futuros, terá que avaliar suas estratégias tanto para o período atual, como também mantendo o foco mais à frente, demonstrando assim, que decisões de agora devem considerar os riscos que possam impactar na saúde da empresa numa data futura.
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