Contabilidade e Matemática para Negócios e Concursos

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Introdução à contabilidade básica

A contabilidade está presente na formação do profissional de qualquer área de gestão, presente em todas as estruturas de negócios, sendo conhecida como Ciência dos Negócios.

As estruturas de informações que sustentam as decisões no contexto patrimonial, econômico e financeiro, bem como,os elementos vitais para sustentar a realização das atividades organizacionais destacam-se entre aquelas que são exploradas na busca pela formação gerencial.

A administração tem que controlar os fatos ocorridos nas organizações para que dessa forma se tenha efetividade nas atividades operacionais do empreendimento e nas relações com a sociedade.


Estruturas de informação = sensores das organizações


Introdução à contabilidade básica
As estruturas organizacionais, podem, dentro de uma visão sistemática, serem vistas como sistemas abertos, ou seja, aglomerados de partes inter-relacionadas e interagindo com o sistema social onde as mesmas estão inseridas.

O modo como se formam essas organizações pode se dar tanto individualmente como em grupo de pessoas (físicas ou jurídicas) que têm o mesmo objetivo.

A ideia que se tem até aqui, é de que as organizações visam o lucro

(confrontação de receitas, custos dos produtos e serviços e despesas)

=> L = R – C – D). Apesar de ser verdade, há também organizações sem fins lucrativos, como as organizações sociais. Mesmo assim, ainda têm que gerenciar sua organização, de forma a alcançar seus objetivos.

A Contabilidade como Ciência


A contabilidade dispõe de princípios lógicos e também utiliza metodologia científica durante seu desenvolvimento, assim, pode-se dizer que é uma ciência.

Além disso, a contabilidade tem todos aqueles requisitos para que seja tida como ciência, ainda que muitos a tenha considerada como uma arte de registrar e memorizar fatos ocorridos, e, posteriormente, uma técnica de registros definida através da metodologia das partidas dobradas.

DEFINIÇÕES

  • Graça a suas técnicas e princípios, possibilita o controle permanente do patrimônio da empresa e de seus resultados.
  • Estuda, registra e controla o patrimônio, fornecendo informações tanto a gestores da entidade como também a terceiros, detalhando a situação econômico-financeira de determinada entidade.
  • É através dessa ciência que se pode fazer qualquer registro relativo à atividade econômica e social da organização.
  • É uma Ciência. Seu principal objetivo é controlar e evidenciar a situação patrimonial da organização, incluindo sua evolução e os instrumentos utilizados no desempenho das Aziendas.
CAMPO DE APLICAÇÃO

  • Azienda - Entidade econômico-administrativa (é aquela que se utiliza de bens , necessitando ser administrada para alcançar seus objetivos de natureza econômica e ou social.).
  • Entidades - Pessoas Físicas, Jurídicas Públicas, Jurídicas Privadas ou Mistas.
CARÁTER

  • Econômico - Objetiva lucro (por isso existe).
  • Social - Prestam serviços à coletividade, sem objetivar lucro (seus demonstrativos também serve para quem quer apenas se informar a cerca da situação econômica ou outras situações de uma entidade).
OBJETO DE ESTUDO

O seu objeto de estudo é Patrimônio que é definido como o meio que conduz o homem à satisfação de suas necessidades primárias e até supérfluas - acumulação de riqueza. De acordo com a contabilidade, Bens, Direitos e Obrigações, juntos, formam o Patrimônio.

A atividade organizacional é sustentada por tudo aquilo que pertence ao Patrimônio, sendo esses recursos passíveis de mensuração financeira, devendo claramente ser identificável como um dos três itens componentes da contabilidade (bens, direitos e obrigações).

FINALIDADE

Além de exercer controle, não basta apenas fornecer informações, elas têm que ser precisas, confiáveis, para que atendam as expectativas dos usuários Internos, para que estes as utilizem a contabilidade para fins gerenciais (controle, planejamento e decisão), Já os usuários Externos, as utilizam para avaliação e decisões de investimentos.

Os documentos que dão origem à informação contábil (notas fiscais, contratos, requisições e outros instrumentos do sistema de controle interno da organização) não é para acesso dos usuários Externos, como Bancos, Fornecedores, Clientes, Investidores, Governo, Jornais e Revistas Técnicas, etc.

Quem são os usuários da Contabilidade?


USUÁRIO
TIPO DE INFORMAÇÃO MAIS IMPORTANTE
Acionistas, Investidores e Jornais e Revistas TécnicasPosição econômico-financeira, Fluxo de dividendos e de caixa, valor de mercado do negócio e retorno do capital investido, lucro por ação, etc.
FinanciadoresCréditos; capacidade de pagamento; desempenho, riscos, etc.
Entidades governamentaisValor adicionado, produtividade, tributos, desempenho e capacidade econômica e social.
Funcionários Informações para planos e decisões; liquidez, empregabilidade, etc.
AdministradoresInformações para planos e decisões; desempenho de produtos e serviços, situação no mercado, estratégias, liquidez, etc.
Órgãos de controlePosição no mercado e controle de atividades desenvolvidas e legalidade.

Principais Normas Contábeis e Comerciais


  1. Lei 6.404/1976 – Lei das S/A
  2. Lei 10.303/2001 – Altera e acrescenta dispositivos na Lei n. 6.404 e 6.385/76
  3. Lei 10.406/2002 – Novo Código Civil
  4. Lei 11.638/2007 – Altera dispositivos na Lei n. 6.404/76
  5. Lei 11.941/2009 - Altera dispositivos na Lei n. 6.404/76
  6. Decreto-Lei 9.295/1946 – Profissão Contábil
  7. Estatuto da Micro e Pequena Empresa – Lei Complementar 123/2006
  8. Instruções normativas, pareceres, deliberações e notas explicativas da Comissão de Valores Mobiliários
  9. Normas Brasileiras de Contabilidade, resoluções, súmulas do CFC e Pronunciamentos do CPC
  10. Normas, Comunicados Técnicos, Interpretações Técnicas e Procedimentos de Contabilidade – IBRACON
  11. Legislação Tributária – nas três órbitas do Poder Público
  12. Normas do Departamento Nacional de Registro do Comércio – DNRC
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares