Contabilidade e Matemática para Negócios e Concursos

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Aspectos da informação contábil

O artigo Aspectos Qualitativos e Quantitativos traz conceitos importantes acerca das boas características que a informação contábil deve possuir.

A finalidade principal da Ciência Contábil é informar sobre seu objeto de estudo (o Patrimônio e suas variações) para os seus usuários. Essa Informação é repassada a seus usuários através da evidenciação de demonstrativos e relatórios padronizados ou não-padronizados.

Essas informações contábeis devem ser produzidas com qualidade, velocidade e utilidade para que venham a servir aos usuários internos e externos.

Para ser uma informação confiável ela tem que ser neutra, requer representatividade e ser passível de verificação independente.

Outra qualidade importante também que deve ser buscada e´se  há comparabilidade da informação contábil, podendo assim, medir a evolução do patrimônio ao longo do tempo.

Deve ter relevância e a confiabilidade para que mais utilidade na sua contribuição.

Por tudo isso é que se deve observar se há tais Aspectos Qualitativos e Quantitativos.

Aspectos qualitativos e quantitativos da informação contábil


Compreensibilidade

Aspectos Qualitativos e Quantitativos da Evidenciação contábil
Presumindo-se que seus usuários possuam razoável conhecimento do negócio, de suas relações e de transações econômicas e de contabilidade, bem como, capacidade de estudar e inferir com diligência sobre esses demonstrativos, então, essa informação deve ser de fácil entendimento para seus usuários.

Relevância


De nada adiantaria informações desencontradas. Então, na contabilidade, as informação que possibilite realizar estimativas ou permitindo confirmar informações anteriormente expostas, tornará mais fácil a tomada de decisão. Conhecendo-se o passado, ganha-se uma base para a previsão e, dessa forma, haverá um interesse no futuro, o que poderá fazer com nossas decisões de agora para o futuro possam ser mais eficazes e efetivas.

Sumarização


Vinculada à relevância e a compreensibilidade é uma das principais características dos demonstrativos contábeis. Grande quantitativos de informações são expressos por esses demonstrativos,que pode sumarizar inúmera quantidades de transações e outras situações com modelagem definida por regras sintáticas e semânticas, como uma verdadeira linguagem dos negócios, produzindo elementos conclusivos, comparativos, confirmativos e preditivos, usuários diversos.

Confiabilidade


Deve representar adequadamente os eventos, transações e condições econômicas e financeiras de uma entidade. Isso trará a credibilidade de seus usuários.


Comparabilidade


dois elementos a compõe - uniformidade (contabilização do mesmo modo para transações iguais) e consistência (os mesmo procedimentos e regras contábeis de um período para o outro). Se puder ser comparada com a de empresas parecidas ou com a de anos anteriores na mesma empresa, a informação contábil aumenta sua utilidade.

Materialidade


A natureza e a materialidade de uma informação pode afetar a sua relevância. Pode haver casos em que apenas sua natureza já será suficiente e outros casos em que o ideal é sua natureza juntamente com sua materialidade (é material quando da sua omissão poderá influenciar nas decisões econômicas de seus usuários).

Essa materialidade vai depender do tamanho do item ou do erro e que, será julgado nas circunstâncias específicas de sua omissão ou distorção. Dessa forma, a materialidade proporcionará um patamar ou ponto de corte no lugar de ser uma característica qualitativa primária que a informação precisa ter para ser útil.

Assim, percebemos a importância de guardar quais são esses  Aspectos Qualitativos e Quantitativos.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares