Contabilidade e Matemática para Negócios e Concursos

sábado, 9 de abril de 2016

As questões fundamentais das Ciências Econômicas

A sociedade utiliza-se dos fatores de produção para atender de forma maximizada às necessidades humanas. Mas há um porém, esses recursos são bastante limitados, enquanto que as necessidades vão surgindo de modo que não ver o fim. Com isso, muitas dessas necessidades ficam esperando, já que de forma simultânea, não será possível atender a todas. Por isso essas questões econômicas são bastantes discutidas entre aqueles a quem cabe tratar do assunto.

As três questões econômicas fundamentais


As questões fundamentais das Ciências Econômicas
Essas três questões econômicas abaixo terão que ser resolvidas por qualquer que seja o sistema econômico, mesmo que os recursos disponíveis sejam limitados e escassos.

1 - O que produzir - Tanto a que quantidade quanto aos quais desejos dos indivíduos serão satisfeitos  aí, aponta para duas possibilidades:
   
A) Bens de consumo da população que divide-se ou em bens/serviços duráveis, como, por exemplo, uma TV nova, um automóvel, uma peça de roupa, etc., ou  bens/serviços de consumo não duráveis, isto é, aqueles logo acabam no momento do consume, tipo: um pacote de viagem, refrigerantes, etc...

B) Bens de produção ou bens de capital. Veja que nesta, haverá indícios de que alguns produtos serão utilizados na construção de outros, por exemplo, máquinas e equipamentos, tecnologia e outros mais, serão utilizados na produção de outros bens, seja de consumo, seja de capital, e, isso é muito fácil de se observar, por exemplo, na construção civil.

A capacidade produtiva de uma economia é determinada por esse tipo de bem e, quanto maior for o estoque de bens de capital acumulado por uma sociedade, então, maior será seu potencial de produção) . Poderá haver outra possibilidade, como, por exemplo, uma chamada "chapa de ferro e ou alumínio", que são adquiridos para a produção de outros como, grades, portões, etc.

2 - Como e onde produzir - Além de qual técnica será adotada, saber onde se dará a produção. Podemos observar três setores onde poderá haver a geração do produto:

A) Setor Primário - sendo primário, as lavouras vêm primeiro, as atividades extrativas animais, havendo, por exemplo, a criação de animais, como a criação de gado e as extrativas vegetal, como, por exemplo, a exploração de madeiras. É por esse setor onde se começa o processo produtivo da sociedade, mas, há economias que, por não serem tão desenvolvidas, acabam se limitando a esse setor, aí permanecendo sua base de produção.

B) Setor Secundário - Nesse setor, são as atividades extrativas minerais que são exploradas (petróleo, gás, ouro etc.), a indústria da construção ( prédios, barragens, portos, estradas, pontes, etc.) e ainda, a indústria de transformação, aquela que é responsável  pela maioria dos objetos que estão ao nosso redor, ou seja, indústria de material de construção, mobiliário, vestuário, transporte, etc..

C) Setor Terciário - nesse se observa uma responsabilidade pela oferta de todos os serviços, abrigando não só os do governo, mas também, as atividades de comércio, finanças, educação, saúde, lazer, transportes, comunicação, dentre outros.

3 - Para quem produzir - A distribuição da produção entre os membros da sociedade. Não basta só distribuir, tem que distribuir bem, de forma justa, haja visto que, uma má distribuição do que for produzido, pode gerar uma desigualdade social. Dois aspectos devem ser levados em consideração para uma melhor distribuição:

A) Considera-se nesse, a quantidade e a qualidade dos fatores aplicados no processo produtivo pelo indivíduo.

B) O segundo aspecto a ser levado em consideração, são os preços a ser obtidos por eles.

A Divisão do Estudo da Economia

Principais segmentos:
  • Microeconomia - considerando os consumidores e os produtores, trata dos preços praticados no mercado;
  • Macroeconomia - os grandes agregados do país como, Rena Nacional, Produto Interno Bruto, poupança, etc.. enfim, são tratados por esse seguimento;
  • Economia internacional - Há relações econômicas entre nosso país com outros países e, é esse seguimento que cuida das relações econômicas, onde se engloba as transações financeiras, exportações de bens e outros;
  • Desenvolvimento econômico - é preciso saber sobre a melhoria do bem estar da população no decorrer do tempo e, esse seguimento é o responsável por esse estudo.
Após ler sobre as Questões Econômicas, veja também Fronteira de Possibilidade de Produção (FPP) para um melhor entendimento.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares