Contabilidade e Matemática para Negócios e Concursos

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Os sistemas econômicos e o fluxo circular da renda

Falando de uma maneira bastante simples podemos conceituar Sistemas Econômicos dizendo que é a forma como uma economia é administrada.

Dessa forma, com base em conjunto de normas, passa-se a administrar a economia de um país que, sem essa administração ou mesmo se esta não estiver de acordo com os índices e instrumentos utilizados para tal, poderá ver essa economia ir ao fundo do poço.

Dizemos então que um sistemas econômicos é a forma social, política e econômica pela qual está organizada a sociedade. Esses sistema irá determinar os rumos da economia. Os feitos dentro sistema econômico tem que fazer com que as 3 questões fundamentais da economia (o que produzir, como e onde produzir e para quem produzir) sejam satisfeitas.


Elementos dos Sistemas Econômicos


  1. Estoque de fatores de produção => é aquilo que a economia dispõe para ser empregado no processo produtivo;
  2. Agentes econômicos => formado pelas famílias, as empresas e o governo;
  3. Conjunto de instituições jurídicas, políticas e sociais => existem para disciplinar as atividades da sociedade.
Esses elementos são ainda melhor entendidos, observando-se seus subgrupos:

Estoquede Fatores de ProduçãoAgentes EconômicosInstituições
  • Terra;
  • Trabalho;
  • Capital;
  • Capacidade Tecológica;
  • Capacidade Empresarial.

  • Famílias;
  • Empresas;
  • Governo.

  • Jurídicas;
  • Políticas;
  • Sociais.

Objetivos dos Sistemas Econômicos

Crescimento econômico => Objetiva-se aqui, atender as necessidades de uma população cada vez maior;

Estabilidade econômica => Procura manter o equilíbrio no desempenho da atividade econômica;

Equidade ou igualdade econômica => Para que um maior número de pessoas se beneficie daquilo que foi produzido.

Crescimento econômico => Vamos pensar um pouco: Será que é possível somar casas com com TVs ou com o milho produzido em uma Região do Brasil? Por não ser possível algo assim, é que o produto de uma economia é expresso em valores, ou seja, a soma dos valores de suas respectivas produções.

Então, o produto de uma economia dar-se-á o  pela soma dos valores das produções de todos os produtos produzidos em um determinado período de tempo (normalmente um ano).

Estabilidade econômica => Estando a estabilidade econômica vinculada aos níveis de emprego, de início, primeiro tem que se manter os já alcançados pela economia. Os níveis de preços devem também observados, já que, um possível processo inflacionário é tido como um inimigo bastante indesejável, uma vez, isso enfraqueceria o poder aquisitivo da população, não sendo mais possível mante o mesmo padrão, pois, a incidência de aumentos de produtos e serviços sem que a renda pudesse acompanhar atingiria principalmente as camadas mais pobres da população dentre daquela economia.

Equidade ou igualdade econômica => Uma distribuição mais justa da renda poderá trazer essa equidade, reduzindo os bolsões de pobreza absoluta e ainda,  providenciando a inserção social gradativa  dos contingentes de excluídos.

Tipos de Sistemas Econômicos


  • Sistema Socialista => Nesse sistema o estado detém a maior parte dos fatores de produção. Nesse caso as decisões ficam por conta de um órgão central de planejamento.
  • Sistema Capitalista => Sistema de livre iniciativa. Normalmente, nesse sistema, são as forças de mercado que fazem as escolhas, ou seja, os consumidores e produtores que, têm o mecanismo de preços como referência.
Veja a diferença entre esses dois sistemas econômicos considerando os fatores de produção e o processo produtivo.

VariáveisFatores de produçãoSistemas de produção
Sistema SocialistaPertencem ao estadoÓrgão central de planejamento
Sistema CapitalistaPertencem à livre concorrênciaLivre concorrência

O Fluxo Circular da Renda

Inicialmente, dois tipos de agentes econômicos devem ser considerados ao fazer uma descrição de atividade econômica.

1 - Os indivíduos (famílias - possuidores dos fatores de produção - demandam bens e serviços que satisfaçam suas necessidades).

- As empresas (demandam aqueles fatores de produção - fornecem bens e serviços aos consumidores). Mas, ainda temos o governo (absorve fatores de produção das famílias e produtos das empresas, recolhe impostos e oferece serviços públicos à população).

Veja esse processo de compra e venda de bens e serviços e de fatores de produção visualizando seu funcionamento rotineiro do sistema econômico através do “fluxo circular na atividade econômica”.

Os sistemas econômicos e o fluxo circular da renda

Considerando os agentes econômicos dois a dois, observados no fluxograma, percebe-se a ocorrência de dois tipos de fluxos: um real e outro monetário.

Fluxo Real -> O primeiro está associado ao fornecimento dos fatores de produção e dos produtos;

Fluxo Monetário -> O segundo aos respectivos pagamentos feitos pelas aquisições desses fatores e produtos.

Observando as relações entre as famílias e as empresas, constatamos que ao adquirirem das famílias os fatores de produção, passam a gerar produtos que serão fornecidos às famílias. Por outro lado, pelos fluxos reais serão dois fluxos monetários referentes a seus respectivos pagamentos.

Da mesma forma é quando temos as relações entre as empresas e o governo ou as famílias e o governo.

Casos como estes, pelos impostos pagos, as empresas e as famílias recebem em troca bens e serviços públicos. O governo, também absorve fatores de produção das famílias e produtos das empresas, pagando pelo que absorve.

Questões fundamentais da macroeconomia e os instrumentos de política econômica
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares