Contabilidade e Matemática para Negócios e Concursos

sábado, 9 de abril de 2016

Fronteira de Possibilidade de Produção (FPP)

Com base nessa ferramenta, será verificado qual escolha pode ser melhor na fabricação de um ou outro produto, haja visto que sempre deverá ser considerado a questão, recursos escassos x fins alternativos. Por exemplo, vamos supor que há dois bens a ser produzidos.

Supondo que a empresa já se encontra trabalhando com capacidade máxima produtiva, lembrando ainda, que nem se pode tentar produzir além dessa capacidade máxima e nem tão pouco deixar recursos ociosos, então, deverá ser considerado também a relação do que será produzido com os fatores produtivos (máquinas e equipamentos, mão de obra, dinheiro para financiamentos, etc..) É estudando a Fronteira de Possibilidade de Produção (FPP) que veremos exemplos desse assunto.

Exemplo:

Produção de aviões de guerra e doces:
BensQuantidade máxima de docesPossibilidades IntermediáriasQuantidade máxima
de aviões de guerra
Doces (toneladas)3   -    10
Aviões de guerra (unidades)0   -    89

Em um primeiro momento, a opção foi apenas por produção de doces, ou seja, todo o recurso disponível foi utilizado para produzir esse produto.

Já no terceiro momento, houve uma mudança completa quanto à escolha de produto a ser produzido, ou seja, usou todo disponível para a produção de aviões de guerra, muito provavelmente por vários fatores que surgiram.

Mas, ainda houve uma situação intermediária, onde, conforme o tempo, ele foi optando por mudar as opções de produtos (aos poucos foi trocando a produção de uma bem por outro), mas que foi produzindo um pouco de um produto e um pouco de outro, porém, isso tudo, depois de avaliar bem, todas as outras questões, principalmente a de  recursos escassos x fins alternativos, a capacidade máxima produtiva e os fatores de produção.

Fronteira de Possibilidade de Produção (FPP)


Fronteira de Possibilidade de Produção (FPP)

No eixo horizontal temos a produção de doces e no eixo vertical temos a produção de aviões de guerra. No ponto máximo de doces, há a produção total desse produto (3 toneladas) e zero de produção de aviões. Mas se fosse considerar apenas a produção do eixo vertical, teríamos a produção máxima de aviões igual a 9 unidades e zero de produção de doces.

Nesse caso aí teríamos ou um ponto máximo de produção ou outro, produzindo apenas um produto.

Fronteira de Possibilidade de Produção (FPP)-1

A linha de produção azul, representa esse limite máximo de produção e qualquer ponto que vai de um extremo a outro, será a capacidade de produção para os dois produtos, sendo assim, a linha azul é a Fronteira de Possibilidades de Produção, podendo dizer que a economia dessa organização estará funcionando em pleno emprego de todos os fatores produtivos desde que esteja em um dos pontos que a linha azul (FPP) estabeleça.

Esse gráfico, também mostra que dessa forma, não há capacidade ociosa dentro da economia dessa organização.

Custo de oportunidade

Quando se deixa de produzir um número de unidades de um bem para se produzir uma unidade de um outro bem, há aí, aumento da produção de um bem em detrimento (perda) de um ou outro bem. Isso é o que se chama, em Economia, Custo de Oportunidade.

Fronteira de Possibilidade de Produção (FPP)-2

Se for feito o caminho da seta preta, quer dizer que estamos aumentando a produção de doces em detrimento da produção de aviões, ou seja, diminuindo a produção de aviões porque decidimos optar pelo aumento da produção de doces.

Mas poderá ser o inverso, caso sigamos o caminho da seta azul, estaremos fazendo a opção contrária, de aumentarmos a produção e aviões em detrimento da produção de doces.
São escolhas que para serem feita, deve-se levar em conta vários fatores como aqueles já citados acima (recursos escassos x fins alternativos, capacidade máxima produtiva e fatores produtivos) e se valendo de muitos outros.

O deslocamento da Fronteira de Possibilidade de Produção (FPP)

A capacidade máxima não é estática. Os fatores de produção podem se alterarem e consequentemente alterar também essa capacidade, por exemplo, pode haver mudança na tecnologia empregada, a aquisição de terras para melhores instalações, etc...
Fronteira de Possibilidade de Produção (FPP)-3


A linha contínua mostra no ponto preto a capacidade máxima do momento atual, mas que poderá se alterar conforme dito anteriormente, com a mudança da tecnologia empregada ou alteração de outros fatores de produção. Podendo essa mudança afetar positivo ou negativamente.

As setas deslocando para o lado direito indica que melhorou a capacidade máxima de produção, enquanto que a seta deslocando para o lado esquerdo mostra uma diminuição na capacidade máxima de produção.

Fronteira de Possibilidade de Produção (FPP) e a Eficiência Econômica

No gráfico abaixo, os pontos e A e B mostram que não há perca de recursos e que está sendo utilizada toda a capacidade máxima de produção.

Há aí outros pontos como o "D", que é inatingível, já que se encontra além dos extremos máximos que essa organização poderá atingir.

Fronteira de Possibilidade de Produção (FPP)-4

Há também pontos dentro do limite que poderiam ser atingidos, mas que ficariam muito aquém daquilo que se quer atingir, pois, se fosse se restringir a eles, estaria deixando de utilizar sua capacidade máxima de produção e acabaria deixando recursos ociosos ou não utilizando de todos os fatores de produção.

Se gostou de Fronteira de Possibilidade de Produção (FPP), veja também As questões fundamentais das Ciências Econômicas para um melhor entendimento.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

1 comentários:

Postagens populares